Acessibilidade / Reportar erro

Formação docente no trabalho com gêneros textuais na graduação em letras: construindo a relação entre a aprendizagem e o ensino em aulas de línguas

Teacher education in the work with textual genres in undergraduate language teacher education courses: constructing the relationship between learning and teaching in language classrooms

Formación docente en el trabajo con géneros textuales en la graduación en Letras: construyendo la relación entre el aprendizaje y la enseñanza en clases de lenguas

Este artigo discute o processo de (re)constituição das representações sobre ensinar e aprender línguas, como práticas sócio-histórico-culturais, de futuros professores, em uma aula de Inglês de um curso de graduação em Letras, como visto nos relatos reflexivos por eles escritos. Fundamenta-se teoricamente na perspectiva sócio-histórico-cultural, e tem na Linguística Sistêmico Funcional seu instrumento de análise. Os resultados revelam o processo de (re)constituição das representações e valorações dos futuros professores sobre ensinar e aprender línguas, a partir da análise de sua própria aprendizagem à luz das situações de sala de aula vivenciadas, como um processo mediado continuadamente por suas avaliações dessas situações, de seus participantes, e de si próprios. O trabalho oferece contribuições para a compreensão de pesquisadores e formadores sobre o processo de formação docente em aulas de línguas.

Formação docente; Ensinar e aprender línguas; Relatos reflexivos


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br