Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da habilidade de inferência em leitura: estudo de caso com uma questão da provinha Brasil

Evaluation of inference skills in reading: a case study with one question of "Provinha Brasil"

Evaluación de la habilidad de inferencia en lectura: estudio de caso con una cuestión de la "Provinha Brasil"

A Provinha Brasil visa avaliar o nível de alfabetização de estudantes brasileiros no 2° ano do Ensino Fundamental. Em 2009, houve duas edições: no início do ano para avaliar o processo de alfabetização e no final do ano para identificar avanços e limitações. Entre as habilidades avaliadas pelo teste, destaca-se a de inferir a partir da leitura de textos. Na segunda edição de 2009, a vigésima questão deu conta desse descritor, utilizando-se de uma história em quadrinhos de Mauricio de Sousa. Motivado pela dispersão de respostas dadas à questão por dez alfabetizadoras na dissertação de Nazário (2010), analisam-se nesse artigo, com base na Teoria da Relevância, a proposição e as opções de resposta. Fundamentado nos achados, destacam-se as dificuldades para o desenvolvimento de alternativas objetivas para questões inferenciais, dado que inferências mais sofisticadas e diferentes graus de força das suposições cognitivas entram em cena na interpretação.

Cognição; Inferência; Relevância; Teoria da relevância; Provinha Brasil


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br