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Linguagem em (Dis)curso

versão impressa ISSN 1518-7632

Resumo

SILVA, Telma Domingues da. Educação ambiental: a educação para o consumo na sociedade da informação. Ling. (dis)curso [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 563-584. ISSN 1518-7632.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-76322011000300006.

Este artigo apresenta uma análise de embalagens, materiais que fazem parte do dia-a-dia do sujeito urbano. Parti de um questionamento sobre como a embalagem significa o produto de consumo e o sujeito consumidor no Brasil, tendo em vista a discursividade da "responsabilidade socioambiental", como parte de um conjunto maior de discursos que configurariam as práticas de "educação ambiental" presentes hoje para a formação do cidadão enquanto cidadão mundializado. Produz-se, nesse sentido, uma "comunicação com o cidadão", no decurso do processo discursivo em que o mercado vai se instituindo no país, ao instituir o consumidor no cidadão. A análise das embalagens e dessa educação ambiental presente nesse material se faz a partir da concepção de consumo enquanto gesto de interpretação (Orlandi, 2001). Considerei, nesse sentido, o produto, em suas embalagens e publicidade, enquanto um ícone da produção social do consumo, que cresce e se renova constantemente.

Palavras-chave : Sujeito urbano; Discurso ambiental; Mídia.

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