SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Emotion and soap opera: a study of patemization strategies in o astroThe (in)distinction between dialogism and Intertextuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Linguagem em (Dis)curso

On-line version ISSN 1982-4017

Abstract

BRITO, Cristiane Carvalho de Paula  and  GUILHERME, Maria de Fátima Fonseca. A constituição do professor de inglês pré-serviço em um curso de letras ead: representações sobre formação, ensino-aprendizagem e tecnologia. Ling. (dis)curso [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.117-136. ISSN 1982-4017.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-170106-3816.

Este trabalho visa, a partir de uma perspectiva discursiva de linguagem em interface com os estudos em Linguística Aplicada, a investigar representações construídas em dizeres de professores pré-serviço acerca do processo de formação e de ensino-aprendizagem de língua inglesa em um curso de licenciatura de Letras-Inglês (LI) a distância. Os resultados apontam que os participantes enunciam de um lugar de entremeio, marcado pelo embate entre a posição sujeito-professor pré-serviço de LI em curso presencial e a posição sujeito-professor pré-serviço de LI em curso EaD. Nesse embate, eles se inscrevem no discurso da autonomia, da seletividade, da falta e da excelência da tecnologia, os quais funcionam de forma a criar efeitos de verdade que obliteram os aspectos contraditórios e conflitivos constitutivos da relação sujeito-linguagem-tecnologia.

Keywords : Discurso; Tecnologia; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )