SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Portuguese interface with sign language in publications of a deaf professor in social networkSociocultural dynamics of inclusion/exclusion of Russian descendent students in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Linguagem em (Dis)curso

On-line version ISSN 1982-4017

Abstract

LOPES, Adriana Carvalho  and  SILVA, Daniel do Nascimento e. TODOS NÓS SEMOS DE FRONTERA: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E ACONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA TRANSLÍNGUE. Ling. (dis)curso [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.695-713. ISSN 1982-4017.  https://doi.org/10.1590/1982-4017-180302-do0218.

Este artigo busca deslocar o debate sobre o ensino de língua portuguesa do campo da natureza e trazê-lo para o campo da política. Para isso, ele propõe que problematizar ideologias linguísticas, entendidas como racionalizações leigas e especializadas sobre a forma e a função da linguagem, equivale a politizar o ensino, na medida em que essas ideologias são investidas de interesses políticos dos grupos que as sustentam. Empiricamente, o artigo questiona as ideologias monolíngues que embasam os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros discursos sobre a nação, contrastando-as com a produção poética e as racionalizações de Fabian Severo, poeta uruguaio e professor que escreve em portunhol. O texto explora, ainda, alinhamentos e fricções entre ideologias linguísticas entre estudantes que participaram de uma proposta translíngue de ensino de língua materna.

Keywords : Pedagogia translíngue; Portunhol; Ideologias linguísticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )