SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2A model for quick evaluation of the nutritional and health situation of mothers and children on the "national vaccination day"The organization of urban areas and expansion of kala-azar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

PEDROSA, José Ivo dos Santos. Planejamento e monitoramento das ações de educação em saúde através dos indicadores de promoção da saúde: uma proposta. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2001, vol.1, n.2, pp. 155-165. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292001000200009.

OBJETIVOS: discutir os significados de educação e promoção da saúde no campo da saúde coletiva, seu planejamento e monitoramento utilizando indicadores de promoção. MÉTODOS: configura-se quadro teórico resgatando o significado de educação em saúde no contexto da promoção. Identifica-se alguns indicadores de promoção entre os existentes para aplicação no nível municipal e local, discutindo sua viabilidade e aplicabilidade. RESULTADOS: a discussão levou ao reagrupamento dos indicadores em três conjuntos: a) de condições objetivas de vida ou indicadores de estrutura; b) de condições estruturantes ou indicadores de possibilidades de mudanças e c) indicadores de condições subjetivas de saúde ou do desejo e da vontade coletiva. CONCLUSÕES: o desenvolvimento das ações de educação em saúde representa estratégia para a promoção da saúde. Técnicas de ação participativa orientam a construção dos indicadores que devem apontar setores sociais com necessidades de ações de educação em saúde. Devem igualmente orientar e executar a intervenção para possibilitar a análise de seus efeitos.

Keywords : Educação em saúde; Promoção da saúde; Indicadores de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese