SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue3People's concepts on diarrhea and dehydration in Nicaragua: the difficulty of the intercultural dialoguePacifier use and breast-feeding in children under four months old in the State of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

SILVA, Giselia Alves Pontes da; LIMA, Marilia de Carvalho  and  LIRA, Pedro Israel Cabral de. Características clínicas da doença diarréica em lactentes na Zona da Mata Meridional do estado de Pernambuco. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2002, vol.2, n.3, pp. 239-244. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292002000300004.

OBJETIVOS: descrever as características clínicas dos episódios diarréicos apresentados por um grupo de crianças residentes na Zona da Mata Meridional do estado de Pernambuco nos primeiros seis meses de vida. MÉTODOS: o desenho do estudo é uma série de casos dele fazem parte todas as crianças acompanhadas dentro de um estudo de coorte realizado em quatro cidades da Zona da Mata Meridional do estado de Pernambuco e que durante o período de observação apresentaram pelo menos um episódio de doença diarréica. RESULTADOS: foram acompanhados 264 episódios de doença diarréica, que ocorreram em 239 crianças. A duração dos episódios variou entre um e 31 dias, sendo a mediana de dois dias e a moda de um dia. Um total de 93,5% dos episódios se auto-limitou em até sete dias. A maioria das crianças apresentou um episódio de diarréia durante o período de observação. Houve necessidade de hospitalização em 18 episódios (6,8%). Não foi observado nenhum óbito. CONCLUSÕES: a evolução clínica da doença diarréica quando estudada na comunidade é benigna, com episódios diarréicos de curta duração e levando a baixos índices de hospitalização.

Keywords : Diarréia infantil; Condições sociais; Lactente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese