SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue3People's concepts on diarrhea and dehydration in Nicaragua: the difficulty of the intercultural dialoguePacifier use and breast-feeding in children under four months old in the State of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

On-line version ISSN 1806-3829

Abstract

SILVA, Giselia Alves Pontes da; LIMA, Marilia de Carvalho  and  LIRA, Pedro Israel Cabral de. Características clínicas da doença diarréica em lactentes na Zona da Mata Meridional do estado de Pernambuco. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2002, vol.2, n.3, pp. 239-244. ISSN 1806-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292002000300004.

OBJETIVOS: descrever as características clínicas dos episódios diarréicos apresentados por um grupo de crianças residentes na Zona da Mata Meridional do estado de Pernambuco nos primeiros seis meses de vida. MÉTODOS: o desenho do estudo é uma série de casos dele fazem parte todas as crianças acompanhadas dentro de um estudo de coorte realizado em quatro cidades da Zona da Mata Meridional do estado de Pernambuco e que durante o período de observação apresentaram pelo menos um episódio de doença diarréica. RESULTADOS: foram acompanhados 264 episódios de doença diarréica, que ocorreram em 239 crianças. A duração dos episódios variou entre um e 31 dias, sendo a mediana de dois dias e a moda de um dia. Um total de 93,5% dos episódios se auto-limitou em até sete dias. A maioria das crianças apresentou um episódio de diarréia durante o período de observação. Houve necessidade de hospitalização em 18 episódios (6,8%). Não foi observado nenhum óbito. CONCLUSÕES: a evolução clínica da doença diarréica quando estudada na comunidade é benigna, com episódios diarréicos de curta duração e levando a baixos índices de hospitalização.

Keywords : Diarréia infantil; Condições sociais; Lactente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese