SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue3Clinical characteristics of diarrheal disease in suckling children in the Zona da Mata Meridional in the State of PernambucoBreast-feeding and socioeconomic cultural status: factors that lead to early weaning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

COTRIM, Lilian Cristina; VENANCIO, Sonia Isoyama  and  ESCUDER, Maria Mercedes Loureiro. Uso de chupeta e amamentação em crianças menores de quatro meses no estado de São Paulo. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2002, vol.2, n.3, pp. 245-252. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292002000300005.

OBJETIVOS: estudar a prevalência do uso da chupeta e sua associação com as práticas alimentares. MÉTODOS: analisado o banco de dados de 1999 do projeto "Amamentação e Municípios". A associação entre o uso de chupeta e interrupção do aleitamento materno exclusivo (AME) e aleitamento materno (AM) foi verificada através do teste de c2. RESULTADOS: a prevalência do uso de chupeta em 22.188 menores de quatro meses foi alta (61,3%) e variou de 32,8% a 78,4% nos 111 municípios estudados. Observou-se a introdução precoce da chupeta (53,9% em menores de um mês) e associação entre o uso da chupeta e interrupção do aleitamento materno exclusivo e aleitamento materno (p < 0,05). Houve uma maior prevalência de uso de mamadeira entre aquelas crianças que usavam chupeta. CONCLUSÕES: é preciso aumentar o número de ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno para que se reduza a alta prevalência de uso de chupeta evidenciada neste estudo. Uma das ações que pode contribuir para isso é a Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Keywords : Aleitamento materno; Cuidado do lactente; Alimentação artificial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese