SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3Body composition and standardized prevalence of undernutrition among children from 6 to 12 years old, La Costa, ArgentinaCase-control study on early exposure to cow's milk and the occurrence of Diabetes Mellitus type 1 in Campina Grande in the State of Paraíba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

BANDEIRA, Flavia Miranda Gomes de Constantino et al. Diagnóstico da hemoglobina S: análise comparativa do teste de solubilidade com a eletroforese em pH alcalino e ácido no período neonatal. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2003, vol.3, n.3, pp. 265-270. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292003000300005.

OBJETIVOS: avaliar a eficácia do teste de solubilidade como método de triagem na detecção de Hb S no período neonatal, comparando-o com as técnicas de eletroforese em pH alcalino e ácido. MÉTODOS: o sangue de cordão umbilical de 1.988 recém-nascidos (RN) na maternidade do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP), durante o período outubro de 1996 a março de 1997, foi submetido à eletroforese de hemoglobina em pH alcalino e ao teste de solubilidade. A eletroforese de hemoglobina em pH ácido foi realizada como teste confirmatório em todos os casos em que a eletroforese em pH alcalino foi positiva para Hb S ou Hb C. RESULTADOS: a eletroforese de Hb em pH alcalino detectou a presença de Hb S em 105 (5,3%) amostras. A análise dessas 105 amostras através da eletroforese em pH ácido mostrou que 98 (93,3%) mantiveram o mesmo padrão eletroforético. O teste de solubilidade detectou apenas um RN portador de Hb S. CONCLUSÕES: a eletroforese de Hb em pH alcalino mostrou-se eficaz no diagnóstico da hemoglobina S no período neonatal, podendo ser utilizada nos locais onde técnicas mais sofisticadas não estão implantadas. O teste de solubilidade não serve como abordagem diagnóstica para a presença de Hb S no período neonatal.

Keywords : Hemoglobina falciforme; Triagem neonatal; Hemoglobinopatias; Diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese