SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2The relationship between health professionals and the woman in the incomplete miscarriage: "the look of the woman"Ethics and methodology in medical research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

SAMICO, Isabella; HARTZ, Zulmira Maria de Araújo; FELISBERTO, Eronildo  and  CARVALHO, Eduardo Freese de. Atenção à saúde da criança: uma análise do grau de implantação e da satisfação de profissionais e usuários em dois municípios do estado de Pernambuco, Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 229-240. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292005000200012.

OBJETIVOS: avaliar a implantação da atenção à saúde da criança em dois municípios do estado de Pernambuco, Brasil. MÉTODOS: pesquisa avaliativa, tipo análise de implantação. Consideradas três unidades de análise: unidade do Programa Saúde da Família (PSF) com profissionais treinados na Estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI), unidade sem esse treinamento e unidade tradicional. Para obtenção do grau de implantação foi realizada observação do manejo de casos e estrutura. A percepção dos profissionais e usuários foi apreendida por meio de entrevista e discussão em grupos focais. RESULTADOS: grau de implantação satisfatório para unidades do PSF, insatisfatório para unidade tradicional no Município 1 e insatisfatório para unidades do Município 2. Os profissionais consideraram bons a resolubilidade dos serviços e o relacionamento interpessoal, mas dificuldades no sistema de referência e falta de integração das equipes das unidades tradicionais. Os usuários relataram boa resolubilidade, mas dificuldades no acesso e nas relações interpessoais. CONCLUSÕES: a variação no grau de implantação apresentou como determinantes deficiências no manejo de casos e potencialidade da atenção prestada pelo enfermeiro. Não foi possível definir influência da AIDPI. Há melhor satisfação profissional e dos usuários para unidades do PSF, porém problemas no acesso e integralidade da atenção.

Keywords : Avaliação de programas; Avaliação de serviços; Saúde infantil [Saúde pública]; Satisfação dos consumidores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese