SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue3Vitamin A role preventing oxidative stress in newbornsInfants' birthweight born from adolescents as compared to those of young adult women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

SANTOS, Vera Lúcia Fugita dos; SOLER, Zaida Aurora Sperli Geraldes  and  AZOUBEL, Reinaldo. Alimentação de crianças no primeiro semestre de vida: enfoque no aleitamento materno exclusivo. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2005, vol.5, n.3, pp. 283-291. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292005000300004.

OBJETIVOS: descrever o tipo de alimentação recebida por 205 crianças nos primeiros seis meses de vida. MÉTODOS: estudo descritivo, de caráter exploratório, enfocando-se o aleitamento materno exclusivo. A pesquisa foi realizada na cidade de Votuporanga, interior de São Paulo, durante um dia nacional de multivacinação. As informações foram obtidas por meio de entrevista estruturada com as mães das crianças incluídas no estudo. RESULTADOS: a maioria das mães amamentou, mas menos da metade realizou aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. A maioria das entrevistadas tinham idade entre 15 e 31 anos; eram casadas ou viviam em união consensual; com grau de escolaridade em nível fundamental incompleto e com rendimento familiar de um até seis salários mínimos. 62,6% das mulheres receberam orientação sobre a amamentação durante o pré-natal. CONCLUSÕES: os resultados desta pesquisa apontam para a importância da investigação do tipo de alimento oferecido para a criança durante o primeiro semestre de vida; assim como para a necessidade de orientação das mulheres durante todo o ciclo reprodutivo, a fim de obtermos maior aderência ao aleitamento materno exclusivo.

Keywords : Alimentação; Aleitamento materno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese