SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue4Why does Brazil still report high rates of vertical HIV transmission? An evaluation of health care quality to HIV-infected pregnant women and their children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

SOLLA, Jorge José Santos Pereira. Acolhimento no sistema municipal de saúde. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2005, vol.5, n.4, pp. 493-503. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292005000400013.

O artigo apresenta uma revisão sobre a proposta de 'acolhimento', sua conceituação e dimensões. Discute a incorporação desta proposta e sua relação com os modelos de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde. A partir dos conceitos mais correntes sobre 'acolhimento", sistematizados neste texto, e das principais experiências de implantação desenvolvidas, propõe identificar três grandes âmbitos de incorporação desta proposta. Descreve a experiência desenvolvida no município de Vitória da Conquista, Bahia, particularmente o processo de implementação da proposta de 'acolhimento' nas unidades que compõem a rede de serviços de saúde, considerando as concepções sobre os modelos e as estratégias de mudança na organização da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde.

Keywords : Descentralização; SUS (BR); Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese