SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4Health professional's knowledge and practices about "human attention of low birth weight- kangaroo care"Molecular biology of cervical cancer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versión impresa ISSN 1519-3829

Resumen

CAVALCANTE, Maria das Graças Santos; SAMICO, Isabella; FRIAS, Paulo Germano de  y  VIDAL, Suely Arruda. Análise de implantação das áreas estratégicas da atenção básica nas equipes de Saúde da Família em município de uma Região Metropolitana do Nordeste Brasileiro. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2006, vol.6, n.4, pp. 437-445. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292006000400011.

OBJETIVOS: avaliar a implantação das áreas estratégicas da atenção básica nas Equipes de Saúde da Família em Camaragibe, estado de Pernambuco, Brasil. MÉTODOS: pesquisa avaliativa, tipo análise de implantação mediante estudo de caso único com um nível de análise. Foram avaliados o grau de implantação e sua influência nos resultados finais. RESULTADOS: grau de implantação considerado implantado para saúde da mulher, controle da hipertensão, diabetes, e eliminação da hanseníase, e tuberculose; parcialmente implantado para saúde da criança; não implantado para saúde bucal. O conjunto das áreas estratégicas foi parcialmente implantado. Quanto à compatibilidade entre grau de implantação e resultados, verificou-se coerência para as ações de saúde da mulher, controle da hipertensão e diabetes. Para as demais ações nem sempre a elevada adesão às normas pelos serviços de saúde se traduziu em indicadores de resultado favoráveis. A relação da implantação da área de saúde bucal com os resultados ficou impossibilitada pela insuficiente cobertura no município. CONCLUSÕES: grau de implantação parcialmente implantado para o conjunto das áreas estratégicas e indicadores de saúde do município endossa a opção de prosseguir no desenvolvimento desse modelo de atenção à saúde e a necessidade de superar os pontos críticos identificados.

Palabras llave : Avaliação de Programas; Atenção Básica à Saúde; Programa Saúde da Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués