SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Influence of familiar context and malocclusion in children aged 0-5 years-old in the city of Salvador, State of Bahia, BrazilAssessing user satisfaction regarding the quality of health care provided by emergency services in Recife, Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

COUTINHO, André Luiz Figueiredo et al. Perfil epidemiológico dos portadores de fissuras orofaciais atendidos em um Centro de Referência do Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 149-156. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292009000200004.

OBJETIVOS: descrever a frequência dos tipos de lesão dos portadores de fissura lábio-palatina, verificar a associação entre os fatores demográficos com essas lesões e identificar os fatores associados à idade em que foi realizado o primeiro atendimento médico especializado. MÉTODOS: este é um estudo do tipo série de casos, com 1216 crianças <10 anos portadoras de fissura labial e/ou palatina não sindrômica atendidas no Centro de Atenção aos Defeitos da Face do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2005. Os dados foram obtidos de um banco de dados secundário desse Centro. RESULTADOS: observou-se um discreto predomínio do sexo masculino (57,4%) e uma maior procedência do Recife/Região Metropolitana. Cerca de metade da amostra (48,9%) encontrava-se no grupo etário >24 meses quando realizou o primeiro atendimento médico especializado. As crianças cujo primeiro atendimento especializado ocorreu antes dos 12 meses de vida procederam com maior frequência do Agreste e Sertão. Das crianças portadoras de fissura submucosa, 55% só foram atendidas após os cinco anos de idade. CONCLUSÕES: observou-se que os dados obtidos estão de acordo com os da literatura, no aspecto geral das fissuras. Necessita-se que os profissionais de saúde sejam melhor preparados para atender e diagnosticar as fissuras lábio-palatinas.

Keywords : Fenda labial; Fissura palatina; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese