SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 suppl.1The main causes of hospitalization for primary health care sensitive conditions in Brazil: an analysis by age groups and regionAn evaluation of the implementation of family planning assistance in three municipalities in the State of Rio de Janeiro, Brazil, between 2005 and 2007 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versión impresa ISSN 1519-3829

Resumen

FIGUEIRO, Ana Cláudia et al. Análise da lógica de intervenção do Programa Nacional de Controle da Dengue. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2010, vol.10, suppl.1, pp. s93-s106. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292010000500009.

OBJETIVOS: avaliar a coerência lógica do Programa Nacional de Controle da Dengue no Brasil (PNCD) quanto aos objetivos e meios definidos para o alcance dos resultados. MÉTODOS: pesquisa avaliativa, análise lógica da intervenção, utilizando-se revisão documental de três fontes de informação sobre o PNCD: relatório de painel de especialistas reunidos em seminário internacional para avaliação do programa; documentos técnicos e opinião de especialistas; e estudos científicos. Comparou-se a análise do programa ao modelo da Organização Panamericana da Saúde para prevenção e controle da dengue - Estratégia de Gestão Integrada-Dengue (EGI). RESULTADOS: encontrou-se convergência entre as estratégias quanto aos pressupostos, objetivos, metas gerais e dos componentes, e conteúdos das intervenções. Verificou-se fragilidade na implementação do PNCD no âmbito municipal em sua integralidade, especialmente de estrutura e gestão, bem como para os componentes analisados, com maior comprometimento no componente de controle vetorial. CONCLUSÕES: baixa coerência e necessidade de atualização do modelo teórico-lógico nos diferentes níveis de gestão do PNCD frente ao pequeno alcance dos objetivos gerais e específicos dos componentes.

Palabras llave : Dengue; Programas nacionais de saúde; Avaliação de programas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués