SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3The impact of the use of water from water-tanks on the occurrence of diarrhea in the rural population of the Central Agreste region of the Brazilian State of PernambucoDevelopment and validation of a questionnaire measuring factors associated with physical activity in adolescents índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versión impresa ISSN 1519-3829

Resumen

NEHMY, Rosa Maria Quadros; BRITO, Andréa Conceição; MOTA, Joaquim Antônio César  y  OLIVEIRA, Benigna Maria de. A perspectiva dos pais sobre a obtenção do diagnóstico de leucemia linfóide aguda em crianças e adolescentes: uma experiência no Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 293-299. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292011000300010.

OBJETIVOS: conhecer a percepção dos pais para o diagnóstico de leucemia em seus filhos. MÉTODOS: pesquisa qualitativa tendo como referencial a teoria das representações sociais ancorada na tradição da sociologia compreensiva. Utilizou-se entrevista semi estruturada para a coleta de dados. Foram entrevistados 20 pais de crianças e adolescentes com diagnóstico de leucemia linfóide aguda (LLA). Para análise dos dados empregou-se a técnica de "análise do conteúdo". As diretrizes de humanização da assistência e princípios bioéticos foram os eixos norteadores da análise dos dados. RESULTADOS: os pais recordaram-se claramente da progressão dos sintomas da doença até o diagnóstico. A palavra leucemia foi associada ao câncer e à morte. Dificuldades relacionadas à escuta dos sintomas, a particularidades clínicas da leucemia e ao encaminhamento no sistema de saúde foram os principais motivos para a demora do diagnóstico definitivo. Destacam-se as peregrinações por diferentes locais, perda da resolubilidade, gastos desnecessários, desgaste emocional e atraso nas ações de saúde. CONCLUSÕES: o câncer envolve valores culturais sobre a morte, cuja carga simbólica é maior no caso da criança. A busca do diagnóstico da leucemia pelos pais é exemplo emblemático do tortuoso caminho percorrido quando o mal que acomete a criança não se enquadra no rótulo das doenças "comuns".

Palabras llave : Leucemia linfóide aguda; Diagnóstico precoce; Humanização da assistência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués