SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Development and validation of a questionnaire measuring factors associated with physical activity in adolescentsAspects of primary care for children: an evaluation of care-givers índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versión impresa ISSN 1519-3829

Resumen

NARCHI, Nádia Zanon et al. Utilização da "linha púrpura" como método clínico auxiliar para avaliação da fase ativa do trabalho de parto. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 313-322. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292011000300012.

OBJETIVOS: investigar a ocorrência da linha púrpura com a sua respectiva descoloração em mulheres na fase ativa do trabalho de parto e sua associação com a dilatação cervical, com o grau de descida da apresentação fetal na pelve bem como a caracterização social e obstétrica, e a opinião das mulheres quanto à utilização desse método clínico. MÉTODOS: pesquisa descritiva, prospectiva e observacional em 100 parturientes em um centro de parto normal no Estado de São Paulo. RESULTADOS: a linha púrpura ocorreu em 56 das 100 mulheres na fase ativa do trabalho de parto. Houve correlação estatística significativa entre as medidas da dilatação cervical e da linha; 22% apresentaram descoloração da linha púrpura, não havendo associação entre número de mulheres com descoloração da linha e descida da cabeça fetal. Para 81% das parturientes a avaliação não provocou nenhum desconforto. CONCLUSÕES: desde que haja a presença da linha, sua avaliação pode ser utilizada para diminuir o número de exames vaginais, especialmente quando estes tiverem o objetivo de medir unicamente a dilatação cervical.

Palabras llave : Primeira fase do trabalho de parto; Parto humanizado; Diagnóstico clínico; Gênero e saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués