SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4The second anthropometric survey of pregnant women in the city of Buenos Aires, Argentina 2010 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Abstract

FRIAS, Paulo Germano de; SZWARCWALD, Célia Landman  and  LIRA, Pedro Israel Cabral de. Estimação da mortalidade infantil no contexto de descentralização do sistema único de saúde (SUS). Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp.463-470. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292011000400013.

O artigo aborda as estratégias para estimação da mortalidade infantil no contexto da descentralização do sistema de saúde brasileiro. Apresenta as técnicas de mensuração diretas e indiretas da mortalidade infantil, as possibilidades de aplicação e os problemas metodológicos. Discute os sistemas de informação sobre eventos vitais de registro contínuo do Ministério da Saúde e estratégias para a avaliação da adequação das informações para a estimação da mortalidade infantil. Estes aspectos são contextualizados à luz das novas necessidades que emergiram com o processo de descentralização do sistema de saúde brasileiro. Nas considerações finais, são apontados os desafios para a estimação da mortalidade Infantil pelo método direto a partir dos sistemas de informações do MS em municípios de pequeno porte e precariedade das informações vitais.

Keywords : Mortalidade infantil; Sistemas de informação; Avaliação em saúde; Descentralização; Técnicas de estimação; Estatísticas vitais; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License