SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Observação antropológica e psicanalítica: diálogos teórico-metodológicos num programa de doutorado em saúde materno infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versão impressa ISSN 1519-3829

Resumo

CRUZ, Elisabeth Lima Dias da; NOVAES, Magdala de Araújo; MACHIAVELLI, Josiane Lemos  e  MENEZES, Valdenice Aparecida de. Caracterização dos seminários por webconferência sobre saúde do adolescente e jovem da rede de núcleos de telessaúde de Pernambuco. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp.83-90. ISSN 1519-3829.  https://doi.org/10.1590/S1519-38292012000100009.

OBJETIVOS: caracterizar o perfil dos seminários por webconferência sobre saúde do adolescente e jovem, a partir dos registros do serviço de tele-educação da Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNUTES) de Pernambuco. MÉTODOS: estudo retrospectivo, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, com dados de 1348 participações de profissionais de saúde nos seminários ocorridos no ano de 2009. RESULTADOS: a RedeNUTES esteve presente em 45% dos municípios de Pernambuco. Foram realizados 148 seminários (19% - saúde do adolescente e jovem) com participação de todas as Gerências Regionais de Saúde; destacando a participação das equipes de enfermagem (51%) e saúde bucal (16,5%). No momento de troca de experiências foram feitos 151 esclarecimentos de dúvidas (média de 5,4 dúvidas por seminário), destacando as mesmas equipes em 55,5% e 19,7%, respectivamente. CONCLUSÕES: existe uma necessidade de estimular a participação dos profissionais de saúde nas capacitações permanentes para fortalecer as ações de promoção da saúde e o cuidado integral de forma contínua ao grupo dos adolescentes.

Palavras-chave : Educação à distância; Telemedicina; Atenção primária à saúde; Saúde do adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons