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A influência da escolaridade na reprodutibilidade de um questionário quantitativo de frequência alimentar para gestantes

The influence of level of schooling on the reproducibility of a quantitative food frequency questionnaire among pregnant women

OBJETIVOS: avaliar a influência da escolaridade sobre a reprodutibilidade de um questionário de frequência alimentar (QQFA), previamente desenvolvido para gestantes, na estimativa de nutrientes durante a gestação. MÉTODOS: o QQFA foi aplicado em duplicata (entre 15 e 45 dias) em uma amostra de 95 gestantes. Análises de coeficiente de correlação intraclasse (CCI) e classificação das gestantes em quartis de estimativa de nutrientes, estratificadas por 8 anos de estudo, foram empregadas. RESULTADOS: após ajuste pela energia, o CCI médio foi de 0,66 (variando de 0,33 para ácido graxo linoléico e 0,88 para potássio e folato) e 0,72 (variando entre 0,44 para ácido graxo araquidônico e 0,84 para potássio) entre as aplicações do QQFA para gestantes com menor e maior escolaridade, respectivamente. Em média, 78% e 84% das gestantes foram classificadas no mesmo quartil ou quartil adjacente entre as aplicações do QQFA para gestantes com menor e maior escolaridade, respectivamente. CONCLUSÕES: o questionário apresentou boa precisão na estimativa de nutrientes durante a gestação, exceto para alguns ácidos graxos. Verificou-se maior precisão do QQFA na estimativa de nutrientes entre mulheres com escolaridade correspondente a mais de 8 anos de estudo.

Consumo de alimentos; Reprodutibilidade dos testes; Gestantes; Escolaridade


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