Objetivos:
refletir sobre a inserção dos construtos teóricos de Paulo Freire, o diálogo, a ética e a problematização, na promoção da amamentação, envolvendo a rede social da mulher.
Métodos:
ensaio teórico que consiste em exposição lógica, argumentativa e crítica, conduzida pelo pensamento freireano integrado ao fenômeno da amamentação para subsidiar novos caminhos que poderão permear as ações promotoras desta prática.
Resultados:
o desenvolvimento de ações educativas alicerçadas em um referencial teórico poderá guiar a implementação de estratégias na promoção da amamentação, baseadas na reflexão crítica da prática pedagógica libertadora, centrada no saber dialógico, problematizador e ético, no contexto da realidade de todos os atores envolvidos com o aleitamento materno.
Conclusões:
os construtos teóricos de Paulo Freire valorizam o saber popular e a troca de saberes no estabelecimento de uma relação de confiança entre os profissionais de saúde e as gestantes/nutrizes e familiares, durante as ações de promoção ao aleitamento materno.
Amamentação; Promoção em saúde; Educação em saúde