SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Maternal folic acid consumption during gestation and its long-term effects on offspring's liver: a systematic reviewPrevalence and associated factors for early interruption of exclusive breastfeeding: meta-analysis on Brazilian epidemiological studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

On-line version ISSN 1806-9304

Abstract

DIAS, Janaína Silva; VIEIRA, Tatiana de Oliveira  and  VIEIRA, Graciete Oliveira. Fatores associados ao trauma mamilar no período lactacional: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.27-42. ISSN 1806-9304.  https://doi.org/10.1590/1806-93042017000100003.

Objetivos:

identificar as características associadas ao trauma mamilar em nutrizes e propor um modelo teórico explicativo, em níveis hierarquizados, dos seus fatores determinantes.

Métodos:

revisão sistemática da literatura fundamentada na busca de estudos epidemiológicos sobre os fatores associados ao trauma mamilar nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/Pubmed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e ScienceDirect. A condução da busca dos artigos ocorreu até junho de 2016.

Resultados:

selecionou-se 17 artigos, que investigaram 27 variáveis e encontraram associação significante entre 16 dessas variáveis e o trauma mamilar. Os fatores associados ao trauma mamilar relatados em dois ou mais estudos foram: mãe de raça/cor branca ou amarela, primiparidade, posicionamento inadequado entre mãe e filho durante a mamada e pega incorreta do lactente ao seio materno. A orientação quanto à pega e posicionamento do lactente recebida durante o pré-natal foi fator de proteção contra o trauma mamilar.

Conclusões:

no modelo teórico explicativo dos fatores associados ao trauma mamilar em níveis hierarquizados, as variáveis classificadas no nível proximal foram as mais investigadas e identificadas como fatores de risco nos estudos selecionados, sinalizando que a atenção ao pós-parto é um importante fator de proteção contra os traumas mamilares.

Keywords : Trauma; Lesão; Mamilo; Aleitamento materno.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )