Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação em puérperas adolescentes e adultas jovens da Região Nordeste do Brasil: análise múltipla em modelos hierárquicos

Resumo

Objetivos:

analisar possíveis associações entre Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação (SHEG) e características sociodemográficas, do prénatal e do parto de mães adolescentes e adultas jovens.

Métodos:

estudo transversal, de base hospitalar e nível regional, ocorrido em 54 municípios da Região Nordeste do Brasil, no período de 2011 e 2012, utilizando registros da Pesquisa Nacional "Nascer no Brasil". Foi estabelecido um modelo teórico conceitual com três níveis de hierarquia, tendo a SHEG como variável desfecho, sendo realizada análise multivariada, a partir das análises bivariadas e p valor, com significância <0,20, pelo teste de Wald.

Resultados:

do total de 2.960adolescentes e adultas jovens, 135 (4,6%) desenvolveram SHEG. Puérperas sem companheiro apresentaram chance 50% maior (OR=1,53) de apresentar esta patologia; aquelas comescolaridade inadequada para a idade, foi 90% maior (OR = 1,86) e coma presença de antecedente clínico de risco, a chance de apresentar o desfecho foi 21 vezes a chance daquelas sem este antecedente (OR=21,72).

Conclusões:

foram identificadas associações significantes entre SHEG e puérperas adolescentes e adultas jovens sem companheiro, com baixa escolaridade e antecedentes clínicos de risco, sinalizando a importância dos investimentos na qualidade da assistência prénatal e trabalho de parto dos grupos mais vulneráveis.

Palavras-chave
Hipertensão induzida pela gravidez; Gravidez na adolescência; Adolescente; Adulto jovem

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br