Identificação dos óbitos |
Estrutura |
Transporte disponível para realização das atividades do SIM |
80 a 100% |
Técnico com competência para realização da retroalimentação das DO |
Sim |
Capacidade de processamento dos computadores utilizados nas atividades do SIM |
Acima de 2 núcleos |
Velocidade da internet instalada no NC |
Acima de 15 Mbps |
Impressora ou copiadora disponível para realizar as atividades do SIM |
80 a 100% |
Disponibilidade de papel para realizar as atividades do SIM |
80 a 100% |
Técnico com competência para realizar a triagem das DO infantis |
Sim |
Número de técnicos responsáveis pela VOI no NC |
No mínimo 2 técnicos |
Transporte disponível para realização das atividades da VOI no NC |
80 a 100% |
Número de técnicos responsáveis pela VOI no DS |
No mínimo 1 técnico |
Responsáveis pela VOI no DS participaram de capacitações, treinamentos, palestras, cursos ou sensibilizações sobre esta vigilância |
Sim |
Quantidade suficiente do formulário específico para validação do endereço de residência no DS |
Sim |
Processo |
Regularidade da coleta de DO |
52 SE |
Regularidade da digitação das DO infantis |
52 SE |
Mediana de dias entre a ocorrência do óbito e a notificação a vigilância epidemiológica do NC |
2 dias |
% de óbitos com a DN correspondente localizada no Sinasc |
80 a 100% |
Regularidade do envio das cópias das DO e DN para os DS |
52 SE |
Mediana de dias entre a ocorrência do óbito e a notificação ao DS |
2 dias |
Utilização do formulário de validação de endereço para a confirmação da residência da mãe |
Sim |
% de profissionais da ESF que realizam a validação do endereço de residência dos óbitos |
80 a 100% |
% de profissionais do PACS que realizam a validação do endereço de residência dos óbitos |
80 a 100% |
Resultado |
Cobertura do SIM |
80 a 100% |
Cobertura dos óbitos de mães residentes no Recife |
80 a 100% |
% de óbitos com o endereço de residência validados |
80 a 100% |
Investigação epidemiológica |
Estrutura |
Responsáveis pela VOI no NC participaram de capacitações, treinamentos, palestras, cursos ou sensibilizações sobre esta vigilância |
Sim |
Quantidade suficiente da ficha confidencial de investigação do óbito no DS |
Sim |
Transporte disponível para a realização das atividades da VOI no DS |
80 a 100% |
% de profissionais da Equipe da ESF capacitados para a VOI |
80 a 100% |
% de profissionais do PACS capacitados para a VOI |
80 a 100% |
% de NEH capacitados na investigação hospitalar dos óbitos |
80 a 100% |
% de técnicos responsáveis pela VOI no NC com competência para a realização da investigação dos óbitos nos serviços de necropsia |
80 a 100% |
Processo |
Utilização da ficha confidencial de investigação do óbito |
Sim |
% de equipes da ESF que realizam investigação domiciliar dos óbitos |
80 a 100% |
% de equipes da ESF que realizam investigação ambulatorial dos óbitos |
80 a 100% |
% de equipes do PACS que realizam investigação domiciliar dos óbitos |
80 a 100% |
% de equipes do PACS que realizam investigação ambulatorial dos óbitos |
80 a 100% |
% dos NEH que estão enviando a investigação hospitalar dos óbitos ocorridos no seu estabelecimento |
80 a 100% |
% de óbitos com as fichas de investigação hospitalar enviadas pelos NEH |
80 a 100% |
% de NEH que facilitam o acesso aos prontuários para investigação |
80 a 100% |
% de óbitos com investigação domiciliar adequada |
80 a 100% |
% de óbitos com investigação no estabelecimento de atenção à saúde do pré-natal adequada |
80 a 100% |
% de óbitos com investigação na maternidade que a gestante foi atendida para a atenção ao parto adequada |
80 a 100% |
% de óbitos com a investigação nos estabelecimentos onde a criança foi atendida adequada |
80 a 100% |
% de óbitos com a investigação no estabelecimento de atenção à saúde onde ocorreu o óbito adequada |
80 a 100% |
% de óbitos com a investigação nos serviços de necropsia realizada |
80 a 100% |
Resultado |
% de óbitos com a investigação domiciliar, ambulatorial, hospitalar e nos serviços de necropsia concluída |
80 a 100% |
% de óbitos com todas as dimensões da ficha de investigação preenchidas |
80 a 100% |
Adequação do preenchimento da ficha confidencial de investigação do óbito |
80 a 100% |
Discussão dos óbitos |
Estrutura |
Computador disponível para a realização das atividades da VOI no DS |
80 a 100% |
Impressora ou copiadora disponível para realizar as atividades da VOI no DS |
80 a 100% |
Disponibilidade de papel para realizar as atividades da VOI no DS |
80 a 100% |
Telefone/fax disponível para realizar as atividades da VOI no DS |
80 a 100% |
Velocidade da internet instalada no DS |
Acima de 15 Mbps |
Quantidade suficiente da ficha síntese do óbito no DS |
Sim |
Sala para realização da reunião de discussão do óbito |
80 a 100% |
Processo |
Registro oficial (ata) das reuniões de discussão dos óbitos realizados |
Sim |
Alternativa utilizada para documentar as reuniões de discussão dos óbitos |
Ata |
% de óbitos com os resumos para a discussão elaborados |
80 a 100% |
Convocação do Grupo Técnico-Gestor para a discussão do óbito por comunicação interna |
Sim |
% de discussões com a participação do médico da equipe da ESF |
80 a 100% |
% de discussões com a participação do enfermeiro da equipe da ESF |
80 a 100% |
% de discussões com a participação do ACS da equipe da ESF |
80 a 100% |
% de discussões com a participação do enfermeiro do PACS |
80 a 100% |
% de discussões com a participação do ACS do PACS |
80 a 100% |
% de discussões com a participação de representante do ambulatório envolvido na atenção |
80 a 100% |
% de discussões com a participação de representante dos hospitais envolvidos na atenção à gestante e à criança |
80 a 100% |
% de discussões com a participação de representante do estabelecimento de saúde onde ocorreu o óbito |
80 a 100% |
% de discussões com a participação dos gestores/técnicos da vigilância à saúde do DS |
80 a 100% |
% de discussões com a participação dos gestores/técnicos da vigilância à saúde do NC |
80 a 100% |
% de discussões com a participação dos gestores/técnicos da política de saúde da criança do DS |
80 a 100% |
% de discussões com a participação dos gestores/técnicos da política de saúde da criança do NC |
80 a 100% |
% de discussões com a participação dos gestores/técnicos da política de saúde da mulher do DS |
80 a 100% |
% de discussões com a participação dos gestores/técnicos da política de saúde da mulher do NC |
80 a 100% |
% de discussões com a participação dos gestores/técnicos da política de atenção primária do DS |
80 a 100% |
% de discussões com a participação dos gestores/técnicos da política de atenção primária do NC |
80 a 100% |
% de discussões com a participação do gerente do DS |
80 a 100% |
Utilização da ficha síntese para a conclusão do óbito após a discussão do caso |
Sim |
% de óbitos com a ficha síntese preenchida |
80 a 100% |
% de óbitos com medidas de promoção e atenção à saúde para não ocorrência de mortes semelhantes identificadas |
80 a 100% |
% de óbitos com a evitabilidade classificada |
80 a 100% |
% de óbitos que foram solicitados alterações na DN/Sinasc após a discussão do |
80 a 100% |
Grupo Técnico-Gestor |
80 a 100% |
Resultado |
% de óbitos que foram solicitados alterações nas causas do óbito/SIM após a discussão do Grupo Técnico-Gestor |
80 a 100% |
% de óbitos que foram solicitados alterações nas outras variáveis da DO/SIM após a discussão do Grupo Técnico-Gestor |
80 a 100% |
% de óbitos discutido no Grupo Técnico-Gestor ampliado |
80 a 100% |
% de óbitos discutido no Grupo Técnico-Gestor restrito |
<20% |
% de óbitos discutido no Grupo Técnico-Gestor (ampliado + restrito) |
80 a 100% |
% de óbitos investigados e discutidos no Grupo Técnico-Gestor em tempo hábil |
80 a 100% |
Tempo médio entre a data do óbito e o encerramento da discussão do caso |
<120 dias |
Encaminhamento das propostas de promoção e atenção à saúde e correção das estatísticas oficiais |
Estrutura |
Digitador no NC com competência para realizar as correções proposta pelo Grupo Técnico-Gestor nos bancos de dados do Sinasc e SIM |
Sim |
% de fichas síntese enviadas do DS para o NC |
80 a 100% |
Técnico responsável pela VOI no NC com competência para digitar a ficha síntese no SIM-Web |
Sim |
Processo |
% de óbitos que foram alterados no banco do Sinasc após discussão do Grupo Técnico-Gestor |
80 a 100% |
% de óbitos com alteração das causas do óbito no SIM após discussão do Grupo Técnico-Gestor |
80 a 100% |
% de óbitos com alteração nas outras variáveis do SIM após discussão do Grupo Técnico-Gestor |
80 a 100% |
Resultado |
% de óbitos discutidos com relatório da discussão elaborado e enviado |
80 a 100% |
% de completitude das variáveis, dos óbitos, no Sinasc |
90 a 100% |
% de óbitos com causa básica definida |
95 a 100% |
% de completitude das variáveis dos óbitos no SIM |
90 a 100% |
% de óbitos com registro nas causas do óbito de DNC informados para a vigilância epidemiológica do NC |
80 a 100% |
% de óbitos com a ficha síntese digitada no SIM-Web |
80 a 100% |