Acessibilidade / Reportar erro

Segurança do paciente materno-infantil: uma análise multicritério das preferências decisórias dos enfermeiros gestores

Resumo

Objetivos:

levantar as preferências decisórias dos enfermeiros gestores, com ênfase na segurança do paciente marterno-infantil, para entender como devem ser priorizadas as ações e investimentos na aplicação das atribuições de enfermagem.

Métodos:

pesquisa quantitativa, com amostragem por conveniência e abordagem baseada na metodologia MCDA (Multiple Criteria Decision Analysis) operacionalizada pelo algoritmo PROMETHEE (Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations), mediante o uso de ferramenta de captura gráfica de preferências e análise de sensibilidade para garantir a robustez do modelo. A consolidação dos critérios foi realizada por meio das dimensões: acolhimento, classificação, atendimento, orientação, integração da equipe e aspectos administrativos, definidas por similaridade de critérios e índices de preferência calculados por ponderação.

Resultados:

maior preferência decisória ou importância relativa atribuída aos critérios da categoria profissional Enfermeiros Obstetras (46,47%), a qual destacou-se nas três dimensões com maiores preferências: Integração (22,74%), Atendimento (13,37%) e Aspectos Administrativos (10,36%). As dimensões não envolvidas diretamente com o paciente (Integração da Equipe e Aspectos Administrativos) tiveram em conjunto uma alta preferência decisória ou peso relativo (47,96%).

Conclusões:

o modelo de preferências decisórias forneceu contribuições inovadoras no tocante a priorização de ações e investimentos para proporcionar uma maior segurança do paciente materno-infantil.

Palavras-chave:
Tomada de decisões; Serviços de saúde materno-infantil; Segurança do paciente

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br