Acessibilidade / Reportar erro

Recomendações para assistência perinatal no contexto da pandemia de COVID-19

Resumo

Objetivos:

apresentar as recomendações científicas para a atenção perinatal no contexto da pandemia de COVID-19.

Métodos:

revisão narrativa realizada entre março a setembro de 2020, nas bases de dados da BIREME, Scientific Electronic Libary Online e Biblioteca Virtual em Saúde, a partir dos descritores: “Assistência Perinatal”, “Coronavírus”, “Infecção por Coronavírus”, “Obstetrícia” e “Recém-Nascido”. As informações foram agrupadas em quatro categorias: assistência pré-natal, assistência ao trabalho de parto e nascimento, assistência à puérpera e assistência ao recém-nascido.

Resultados:

foram encontradas 14 publicações, 9 artigos científicos e 5 normas técnicas do Ministério da Saúde do Brasil. Em linhas gerais, na primeira categoria, recomenda-se a permanência da realização das consultas pré-natais, se necessário por meio de telemedicina; internamento de gestantes positivas em caso de sintomatologia grave e consideração aos aspectos clínicos e emocionais das gestantes. Na segunda, triagem e testagem dos casos suspeitos, desencorajamento do contato pele a pele e amamentação na primeira hora de vida. Na terceira, mudança na disposição de leitos no alojamento conjunto e alta precoce. Na quarta categoria, clampeamento tardio do cordão umbilical, divergências quanto a testagem laboratorial dos neonatos assintomáticos.

Conclusões:

evidências científicas baseadas em estudos com desenhos metodológicos e análises mais robustas são necessárias para nortear a assistência perinatal livre de danos no contexto da pandemia por COVID-19.

Palavras-chave:
Assistência perinatal; Cuidado pré-natal; Coronavírus; Infecção por coro-navírus; Obstetrícia; Recém-nascido

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br