SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Fenologia reprodutiva de Anastrepha ludens (Loew) (Diptera: Tephritidae) na Serra Madre Oriental, Norte do México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Entomology

versão impressa ISSN 1519-566Xversão On-line ISSN 1678-8052

Resumo

BAJWA, Waheed I.; COOP, Leonard  e  KOGAN, Marcos. Manejo integrado de pragas (MIP) e sistemas de liberação de informação sediados na Internet. Neotrop. Entomol. [online]. 2003, vol.32, n.3, pp.373-383. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2003000300001.

 A internet permite compartilhar a colaboração e a informação numa escala sem precedentes. Ela tornou-se um meio inédito para a comunicação em pesquisa e extensão. A rede mundial de computadores (World Wide Web - WWW) torna possível a combinação da informação de diferentes sites de uma maneira contínua. O potencial de uso da rede para integrar todo o tipo de informação, estática ou dinâmica, é unico e inédito. A rede permite fazer a interface para todos os tipos de base de dados interativos e para muitos tipos de análises e processamentos de dados on line. Modelos sediados na rede e sistemas para o apoio de decisões (decision support systems - DSS) estão se tornando populares porque poucos ou nenhum programa de sofware é necessário, dessa forma reduzindo o custo de distribuição e manejo de modelos. Nenhum outro meio oferece tais habilidades, como por exemplo, as informações climáticas em tempo quase real, multimidia, processos analíticos, discussão em vias múltiplas e feedback. O manejo integrado de pragas (MIP) é um sistema intensivo em informação. Ambos, a pesquisa em MIP e a sua implementação, requerem o suprimento de informação em tempo útil. A internet fornece meios para estabelecer a comunicação entre os pesquisadores em MIP e os profissionais da extensão e sua clientela, para maximizar a troca de informações e a transferência de tecnologias. A rede WWW abriu uma amplitude de fontes de dados para pesquisa, extensão, ensino e aprendizado em MIP, não concebida antes do advento da internet. O futuro do uso do MIP pela internet é promissor. A troca de informações baseada na internet está rapidamente se tornando um requisito indispensável para implementação de sistemas de MIP locais, regionais ou em áreas abrangentes e em nível internacional.

Palavras-chave : Internet; MIP; informática; sistema para apoio de decisões; sistema de computadores; sistema de alerta de pragas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons