SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Fenologia reprodutiva de Anastrepha ludens (Loew) (Diptera: Tephritidae) na Serra Madre Oriental, Norte do México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neotropical Entomology

versão impressa ISSN 1519-566X

Resumo

BAJWA, Waheed I.; COOP, Leonard  e  KOGAN, Marcos. Manejo integrado de pragas (MIP) e sistemas de liberação de informação sediados na Internet. Neotrop. Entomol. [online]. 2003, vol.32, n.3, pp. 373-383. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2003000300001.

 A internet permite compartilhar a colaboração e a informação numa escala sem precedentes. Ela tornou-se um meio inédito para a comunicação em pesquisa e extensão. A rede mundial de computadores (World Wide Web - WWW) torna possível a combinação da informação de diferentes sites de uma maneira contínua. O potencial de uso da rede para integrar todo o tipo de informação, estática ou dinâmica, é unico e inédito. A rede permite fazer a interface para todos os tipos de base de dados interativos e para muitos tipos de análises e processamentos de dados on line. Modelos sediados na rede e sistemas para o apoio de decisões (decision support systems - DSS) estão se tornando populares porque poucos ou nenhum programa de sofware é necessário, dessa forma reduzindo o custo de distribuição e manejo de modelos. Nenhum outro meio oferece tais habilidades, como por exemplo, as informações climáticas em tempo quase real, multimidia, processos analíticos, discussão em vias múltiplas e feedback. O manejo integrado de pragas (MIP) é um sistema intensivo em informação. Ambos, a pesquisa em MIP e a sua implementação, requerem o suprimento de informação em tempo útil. A internet fornece meios para estabelecer a comunicação entre os pesquisadores em MIP e os profissionais da extensão e sua clientela, para maximizar a troca de informações e a transferência de tecnologias. A rede WWW abriu uma amplitude de fontes de dados para pesquisa, extensão, ensino e aprendizado em MIP, não concebida antes do advento da internet. O futuro do uso do MIP pela internet é promissor. A troca de informações baseada na internet está rapidamente se tornando um requisito indispensável para implementação de sistemas de MIP locais, regionais ou em áreas abrangentes e em nível internacional.

Palavras-chave : Internet; MIP; informática; sistema para apoio de decisões; sistema de computadores; sistema de alerta de pragas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês