SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Aggregation behavior of Phyllophaga cuyabana (Moser) (Coleoptera: Melolonthidae): relationships between sites chosen for mating and offspring distribution índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neotropical Entomology

versión impresa ISSN 1519-566X

Resumen

MOREIRA, Luciano A.  y  JACOBS-LORENA, Marcelo. Mosquitos transgênicos para o controle da malária: progressos e desafios. Neotrop. Entomol. [online]. 2003, vol.32, n.4, pp. 531-536. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2003000400001.

A malária mata milhões de pessoas a cada ano e as estratégias atuais de controle da doença, como inseticidas e drogas não têm sido tão eficientes. Por este motivo, novos meios para o combate à malária são de extrema importância. Avanços no estudo do mosquito vetor e sua interação com o parasito da malária fizeram os cientistas pensarem que é possível a manipulação genética dos mosquitos para torná-los vetores ineficientes. Neste artigo, revisamos os avanços na introdução de genes exógenos na linhagem germinativa de mosquitos, a caracterização de promotores específicos de certos tecidos, a identificação de produtos gênicos que bloqueiam o parasita no mosquito, bem como discutimos a recente geração de mosquitos transgênicos, menos eficientes na transmissão de malária. Enquanto muitos progressos foram obtidos, muitos anos de pesquisa são ainda necessários para que mosquitos transgênicos possam ser utilizados na natureza.

Palabras llave : Malária; transgenia; bloqueio da transmissão; Plasmodium.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés