SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Effect of different temperatures on the development and reproduction of Tetranychus abacae Baker & Printchard (Acari: Tetranychidae) on Musa sp. cv. PrataGut structure of two species of the neotropical genus Tauritermes Krishna (Isoptera: Kalotermitidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Entomology

Print version ISSN 1519-566X

Abstract

BAVARESCO, Alvimar et al. Adequação de uma dieta artificial para a criação de Spodoptera cosmioides (Walk.) (Lepidoptera: Noctuidae) em laboratório. Neotrop. Entomol. [online]. 2004, vol.33, n.2, pp. 155-161. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2004000200005.

Avaliou-se a biologia de Spodoptera cosmioides (Walk.) sobre três dietas artificiais com diferentes fontes protéicas (d1 = feijão branco, levedura de cerveja, farelo de soja, leite em pó e germe de trigo; d2 = feijão carioca e levedura de cerveja; d3 = farinha de milho, germe de trigo e levedura de cerveja), visando determinar a mais adequada para sua criação em laboratório. Devido à elevada polifagia apresentada por S. cosmioides, trabalhou-se com a hipótese de que dietas adequadas ao desenvolvimento de outros lepidópteros permitem a sua criação preenchendo requisitos mínimos de qualidade biológica, quantidade e economicidade. Embora S. cosmioides tenha completado o ciclo biológico nas três dietas, a d1 foi a mais adequada para a sua criação, proporcionando maior velocidade de desenvolvimento, maior viabilidade total e peso de pupas, além de valores mais elevados para taxa líquida de reprodução (Ro), capacidade inata de aumentar em número (rm) e razão finita de aumento (l). O número de ínstares variou de seis a sete, predominando seis na d1 e d3. Na d2, metade da população apresentou seis ínstares e metade sete. As fêmeas apresentaram duração da fase pupal significativamente menor do que os machos em todas as dietas, fazendo com que as fêmeas emergissem antes dos machos. A longevidade dos adultos não foi afetada pelas dietas, enquanto que a fecundidade total foi superior na d1 e d2. Recomenda-se a utilização da dieta 1 para a manutenção de criações de S. cosmioides em laboratório.

Keywords : Insecta; nutrição de insetos; bioecologia; criação de insetos; tabela de vida de fertilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese