SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Biologia comparada de Eutetranychus banksi (McGregor) (Acari: Tetranychidae) em fruteiras tropicais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Entomology

versão impressa ISSN 1519-566X

Resumo

MARCO JR., Paulo de  e  RESENDE, Daniela C.. Critérios para a escolha de territórios em duas libélulas tropicais. Neotrop. Entomol. [online]. 2004, vol.33, n.4, pp. 397-401. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2004000400001.

A classificação dos sistemas de acasalamento em Odonata geralmente baseia-se na habilidade dos machos em controlar o acesso das fêmeas aos recursos necessários à postura dos ovos. O objetivo deste artigo foi determinar os critérios de seleção de locais para a defesa de territórios para machos das espécies Perithemis mooma Kirby e Orthemis discolor (Burmeister) (Libellulidae), em Viçosa, controlando a disponibilidade de poleiros e de vegetação aquática. Machos de P. mooma defenderam territórios com vegetação e seus critérios de escolha devem estar relacionados com a oferta de recursos para a postura dos ovos para fêmeas. Machos de O. discolor defenderam territórios em locais com poleiros altos e essa escolha talvez esteja relacionada à possibilidade de visualizar rapidamente qualquer fêmea que se aproxime para copular. A interação com outra espécie de Libellulidae mais ativa e agressiva, Planiplax phoenicura (Ris), alterou a preferência dos machos de O. discolor, o que deixa clara a importância da composição da comunidade e das interações na seleção de microhábitats.

Palavras-chave : Odonata; comportamento; acasalamento; Perithemis mooma; Orthemis discolor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês