SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Compatibilidade de Beauveria bassiana com agrotóxicos visando o controle da cochonilha-da-raiz-do-cafeeiro Dysmicoccus texensis Tinsley (Hemiptera: Pseudococcidae)Resistência de cultivares de algodoeiro ao vírus do Mosaico das Nervuras transmitido pelo pulgão Aphis gossypii (Glover) (Hemiptera: Aphididae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neotropical Entomology

versão impressa ISSN 1519-566X

Resumo

TREMATERRA, Pasquale; PAULA, Maria C.Z.; SCIARRETTA, Andrea  e  LAZZARI, Sonia M.N.. Análise espacial e temporal de insetos-praga em estrutura armazenadora de arroz. Neotrop. Entomol. [online]. 2004, vol.33, n.4, pp. 469-479. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2004000400012.

O trabalho relata a ditribuição temporal e espacial da fauna entomológica coletada em um armazém com arroz em casca durante dois anos, dando ênfase às espécies mais abundantes. O experimento, utilizando 19 armadilhas tipo gaiola foi realizado em Massaranduba, SC, de novembro de 1997 a outubro de 1999. Durante as coletas, Sitophilus oryzae (L.), considerada praga primária foi coletada em maior número (28.542 espécimes); outras pragas primárias como Rhyzopertha dominica (Fabricius) (3.931 espécimes) ou pragas secundárias como Cryptolestes ferrugineus (Stephens) (4.075 espeécimes) e Oryzaephilus surinamensis (L.) (1.069 espécimes) também tiveram grande ocorrência. Várias espécies mostraram variações na distribuição e dependendo do inseto-praga e do ano, todas as áreas foram infestadas. As populações de insetos estavam presentes tanto nas áreas de recebimento como nos silos, em um ou nos dois anos. Analisando as diferentes distribuições, as várias áreas de armazenamento de arroz apresentaram diferentes propensões de infestação de insetos, com os silos do sudoeste e a moega, que foram as áreas que apresentaram maior infestação. Além disso, as variações entre o primeiro e segundo ano mostraram acentuada redução do total da população de insetos no segundo ano, mas em diferentes locais, dependendo das espécies consideradas. Tais resultados provavelmente se devem às medidas de limpeza adotadas dentro e fora dos silos e na área de processamento, incluindo a aplicação de inseticida na estrutura.

Palavras-chave : Arroz armazenado; Sitophilus oryzae; fauna entomológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês