SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Resistência de cultivares de algodoeiro ao vírus do Mosaico das Nervuras transmitido pelo pulgão Aphis gossypii (Glover) (Hemiptera: Aphididae)Distribuição espacial de Bemisia tabaci (Genn.) biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neotropical Entomology

versão impressa ISSN 1519-566X

Resumo

CHOCOROSQUI, Viviane R.  e  PANIZZI, Antônio R.. Impacto de sistemas de cultivo na população e danos de Dichelops melacanthus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae) e seu controle químico em trigo. Neotrop. Entomol. [online]. 2004, vol.33, n.4, pp. 487-492. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2004000400014.

Resultados de avaliações de campo indicaram que o pentatomídeo neotropical Dichelops melacanthus (Dallas) está associado ao trigo, Triticum aestivum L. Em sistema de plantio direto, ninfas e adultos foram encontrados principalmente no solo, próximos aos caules das plantas e sob restos da cultura de verão precedente, em geral, soja, Glycine max (L.) Merrill, ou milho, Zea mays L. Em trigo sob cultivo convencional observou-se incidência mínima dos percevejos. D. melacanthus causou danos substanciais em trigo sob plantio direto, atacando particularmente plantas jovens (plântulas), provocando redução de até 34% no número de espigas e de 31% no peso de grãos. Todas as fases do desenvolvimento da planta do trigo foram suscetíveis ao ataque de D. melacanthus, sendo que a maior redução no rendimento ocorreu devido à ação dos percevejos do alongamento dos caules (26,5%) ao estágio de grão leitoso (33,1%). O tratamento de sementes com inseticidas foi eficiente para evitar a perda de rendimento de grãos.

Palavras-chave : Insecta; insecticida; percevejo; plantio direto; tratamento de sementes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês