SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Arranjos taxonômicos e nomenclaturais em Scaptocorini (Hemiptera: Cydnidae, Cephalocteinae)Ocorrência de Halysidota orientalis Rothschild (Lepidoptera: Arctiidae) em amoreira (Morus alba L.) no Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neotropical Entomology

versão impressa ISSN 1519-566X

Resumo

FANCELLI, Marilene et al. Infestação de Trialeurodes variabilis (Quaintance) (Hemiptera: Aleyrodidae) em genótipos de mamoeiro em Petrolina, Estado de Pernambuco. Neotrop. Entomol. [online]. 2004, vol.33, n.4, pp. 513-516. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2004000400019.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar a espécie de mosca-branca presente em mamoeiro (Carica papaya L.) em Petrolina, PE e avaliar a influência de genótipos de mameiro sobre a infestação do inseto. Para isso, foram realizadas quatro avaliações mensais, estimando-se o número de ovos e ninfas em dezoito genótipos de mamoeiro. Em cada avaliação, foram retiradas duas folhas de uma única planta de cada genótipo, classificadas como folha nova e folha velha. A espécie de mosca-branca encontrada foi Trialeurodes variabilis (Quaintance). O maior número de ovos ocorreu nas regiões apical e mediana de folhas novas. Em folhas velhas, a maior parte dos ovos foi encontrada na região basal e as ninfas ocorreram com maior freqüência na região mediana. Os maiores valores para número de ovos nas folhas novas foram observados em CMF-012, CMF-022, CMF-023 e CMF-047, diferindo significativamente daqueles registrados nos demais genótipos. Nas folhas velhas, CMF-022, CMF-023 e CMF-047 apresentaram as maiores infestações de ninfas, diferindo significativamente de CMF-012, CMF-020, CMF-021 e CMF-034, os quais foram moderadamente infestados, em relação aos demais genótipos, nos quais se registrou baixa população de ninfas. Os genótipos Sunrise Solo e Tainung nº1 apresentaram baixa população de ovos e ninfas de T. variabilis. No presente trabalho, observou-se que os genótipos de mamoeiro afetaram diferencialmente a infestação da mosca-branca e que a estrutura populacional da praga variou de acordo com a idade da folha.

Palavras-chave : Insecta; mosca-branca; Carica papaya; ocorrência; resistência de plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português