SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue5Heteroptera as vectors of plant pathogensSelection of oviposition sites by wild Anastrepha obliqua (Macquart) (Diptera: Tephritidae) based on the nutritional composition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Entomology

Print version ISSN 1519-566X

Abstract

SILVA, Edmilson S.; MORAES, Gilberto J. de  and  KRANTZ, Gerard W.. Diversidade de ácaros edáficos Rhodacaroidea (Acari: Mesostigmata) em ecossistemas naturais no estado de São Paulo. Neotrop. Entomol. [online]. 2004, vol.33, n.5, pp. 547-555. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2004000500002.

Avaliou-se neste estudo a diversidade de ácaros Rhodacaroidea em amostras de folhedo e solo coletadas em ecossistemas conhecidos como "Mata Atlântica" e "Cerrado" do estado de São Paulo. O total de 969 Rhodacaroidea adultos foi coletado, 913 na Mata Atlântica e 56 no Cerrado. Foram encontrados representantes de três famílias de Rhodacaroidea: Ologamasidae, Rhodacaridae e Digamasellidae. Ologamasidae foi a mais numerosa na Mata Atlântica, enquanto Rhodacaridae foi a mais numerosa no Cerrado. Os Rhodacaroidea de ambos ecossistemas representaram 12 gêneros de Ologamasidae, dois de Rhodacaridae e um de Digamasellidae. O total de 13 gêneros foi encontrado em amostras de folhedo e sete em amostras de solo da Mata Atlântica. Os gêneros mais comuns neste ecossistema foram Neogamasellevans Loots & Ryke e Ologamasus Berlese, em folhedo, e Rhodacarus Oudemans, em solo. Foram coletadas 31 morfoespécies, sendo Rhodacarus sp.1, Neogamasellevans sp.1 e Neogamasellevans sp.6 as mais abundantes. Foram encontrados três gêneros de Rhodacaroidea em cada substrato do Cerrado, Rhodacarus e Rhodacarellus Willman sendo os mais abundantes. Das cinco morfoespécies encontradas neste ecossistema, a mais abundante foi Rhodacarus sp.1. As morfoespécies coletadas na Mata Atlântica apresentaram mais alta eqüitabilidade na freqüência de ocorrência quando comparadas àquelas do Cerrado, especialmente em amostras de folhedo. As espécies de planta amostradas na Mata Atlântica foram divididas em dois grupos distintos, de acordo com as morfoespécies de Rhodacaroidea a elas associadas: 1) Astrocaryum aculeatissimum (Schott), Bactris setosa Mert. e Attalea dubia (Mert.); e 2) Syagrus romanzoffiana (Cham.) e Euterpe edulis Mert.

Keywords : Ácaro edáfico; ecologia; folhedo; solo; taxonomia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English