SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Natural history and biology of Chlamisus minax Lacordaire (Chrysomelidae: Chlamisinae)Nesting biology of Anthodioctes lunatus (Smith) (Hymenoptera: Megachilidae: Anthidiini) in a savanna-like vegetation, Paraíba State, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neotropical Entomology

versión impresa ISSN 1519-566X

Resumen

SILVA, Norma M. da; FANTINEL, Carina da C.; VALENTE, Vera L.S.  y  VALIATI, Victor H.. Dinâmica de populações da espécie invasora Zaprionus indianus (Gupta) (Diptera: Drosophilidae) em comunidades de drosofilídeos da cidade de Porto Alegre, RS. Neotrop. Entomol. [online]. 2005, vol.34, n.3, pp. 363-374. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2005000300002.

Estudos em populações de espécies invasoras permitem entender como os invasores reagem às novas condições bióticas e abióticas, e como espécies nativas reagem à invasão. Avaliou-se a eficiência de colonização da invasora Zaprionus indianus (Gupta), na área urbana da cidade de Porto Alegre, RS. Amostras de moscas foram tomadas de três parques urbanos, e índices ecológicos foram usados baseados na freqüência das espécies amostradas. Os índices foram calculados para sítios de oviposição e alimentação separadamente. A maior freqüência de Z. indianus comparada aos outros drosofilídeos foi registrada nas estações de temperaturas médias maiores, tanto para o componente sítio de alimentação como o de oviposição. Nessas mesmas estações, e para ambos os componentes, foram encontrados os maiores valores do índice de dominância (D) e os menores valores de diversidade (H'). Uma análise dos valores do índice de similaridade de Morisita mostrou que o Jardim Botânico e o Parque Farroupilha apresentam maior similaridade em termos de diversidade para o componente sítio de oviposição. Para o componente sítio de alimentação a maior similaridade foi entre Parque Farroupilha e Parque Gabriel Knijnik. Apesar de os três parques apresentarem algumas particularidades, a facilidade de estabelecimento de Z. indianus nesses locais parece ter sido a mesma. A chegada da invasora parece estar promovendo ajustes nas estratégias de sobrevivência das espécies residentes, pelo menos em certos períodos quando a freqüência das populações da invasora aumenta significantemente. Entretanto, pelo menos a maioria das espécies parece ter condições de coexistir com a invasora.

Palabras llave : Invasão biológica; índice ecológico; parque urbano.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés