SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue4Impact of controlled sugarcane straw burning on local insect communityPotential of Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) as a source of substances with insecticidal activity against the tomato leafminer Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Entomology

Print version ISSN 1519-566X

Abstract

FANCELLI, Marilene; VENDRAMIM, José D.; FRIGHETTO, Rosa T.S.  and  LOURENCAO, André L.. Exsudato glandular de genótipos de tomateiro e desenvolvimento de Bemisia tabaci (Genn.) (Sternorryncha: Aleyrodidae) biótipo B. Neotrop. Entomol. [online]. 2005, vol.34, n.4, pp. 659-665. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2005000400017.

Bemisia tabaci (Genn.) é uma das principais pragas do tomateiro no Brasil, provocando severas perdas devido à sucção de seiva, indução do amadurecimento irregular dos frutos e transmissão de viroses. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito de tricomas glandulares no desenvolvimento de B. tabaci biótipo B em oito genótipos de tomateiro, em casa de vegetação. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, em arranjo fatorial (genótipo x exsudato), com três repetições, sendo os genótipos avaliados na condição com e sem exsudato. Adultos da mosca-branca foram transferidos para uma gaiola de voil, onde permaneceram durante 24h. As variáveis avaliadas foram número de ovos e viabilidade, período de incubação, número de ninfas, duração e sobrevivência da fase ninfal. Efetuou-se a contagem de tricomas e a determinação do pH e teor de acilglicose para todos os genótipos. Na presença de exsudato, LA716 proporcionou redução na oviposição do inseto, o que sugere efeito antixenótico. Resistência antixenótica em LA1739 e PI134417 não foi associada ao exsudato glandular. O efeito do exsudato na oviposição do inseto foi explicado pelo teor de acilglicose. O pH apresentou papel secundário na oviposição da mosca-branca. A densidade de tricomas favoreceu o desenvolvimento do inseto. LA1584 destacou-se pela redução na sobrevivência do inseto e prolongamento do ciclo, além de propiciar oviposição intermediária, podendo ser adequado para incorporação em programas de melhoramento. Entretanto, há necessidade de estudos adicionais para determinar o potencial de uso desse genótipo ou de seus híbridos no manejo integrado de pragas.

Keywords : Lycopersicon; mosca-branca; Bemisia argentifolii.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese