SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue6Resistance of squash genotypes to Bemisia tabaci (Genn.) biotype B (Hemiptera: Aleyrodidae)Abamectin resistance in Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae): selection, cross-resistance and stability of resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Entomology

Print version ISSN 1519-566X

Abstract

OLIVEIRA, Eugênio E. et al. Resistência vs susceptibilidade a piretróides em Sitophilus zeamais Motschulsky (Coleoptera: Curculionidae): há vencedor?. Neotrop. Entomol. [online]. 2005, vol.34, n.6, pp. 981-990. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2005000600015.

Estudos sobre evolução da resistência a inseticidas geralmente associam o fenômeno a um custo adaptativo ao indivíduo. O objetivo deste trabalho foi verificar se a resistência a piretróides em populações de Sitophilus zeamais Motschulsky incorre em desfavorecimento adaptativo na ausência de inseticidas. Duas populações da praga (uma suscetível e outra resistente a piretróides) foram submetidas a competição por duas gerações consecutivas na ausência de inseticidas. O delineamento experimental utilizado foi do tipo fatorial bivariado obtido da expansão de uma série aditiva com dois níveis de densidade inicial de insetos (baixa densidade = 50 indivíduos de uma das populações e série crescente de 0 a 50 indivíduos da outra população; e alta densidade = 100 indivíduos de uma das populações e série crescente de 0 a 100 indivíduos da outra população). O número total de indivíduos, a mortalidade ocasionada por exposição a deltametrina e massa corpórea média da população foram os parâmetros avaliados. Não se constatou desvantagens adaptativas na população resistente em relação à população suscetível na ausência de inseticidas, uma vez que ambas populações apresentaram incrementos populacionais semelhantes. Isto acarreta complicações práticas para o manejo da resistência nessa espécie, pois estratégias de manejo que se baseiem na interrupção de uso de inseticidas piretróides visando o retorno de aplicações desses inseticidas no futuro, podem não surtir os efeitos esperados. Isto porque, mesmo passado um longo tempo sem exposição inseticida, as populações resistentes da praga podem ainda se manter como tal.

Keywords : Custo adaptativo; série aditiva; insecticide.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese