SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Interaction of Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok., Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. and the parasitoid Oomyzus sokolowskii (Kurdjumov) (Hymenoptera: Eulophidae) with larvae of diamondback moth, Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae)Effect of the time of inoculation of the cotton vein mosaic virus by Aphis gossypii Glover (Hemiptera: Aphididae) on growth and yield of cotton plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Entomology

Print version ISSN 1519-566X

Abstract

KONNO, Roberto H.  and  OMOTO, Celso. Custo adaptativo associado à resistência de Aphis gossypii Glover (Hemiptera: Aphididae) ao inseticida carbosulfam. Neotrop. Entomol. [online]. 2006, vol.35, n.2, pp. 246-250. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2006000200014.

Com o objetivo de prover subsídios a um programa de manejo de resistência de Aphis gossypii Glover ao carbosulfam, foram avaliados os possíveis custos adaptativos associados a essa resistência em condições laboratoriais. Para tanto, avaliou-se a estabilidade da resistência ao carbosulfam em populações de A. gossypii com diferentes freqüências iniciais de resistência e compararam-se parâmetros biológicos das linhagens suscetível e resistente ao inseticida. A estabilidade da resistência foi avaliada a partir de populações com freqüências iniciais de 20, 50 e 80% de pulgões resistentes ao carbosulfam. A suscetibilidade ao carbosulfam foi estimada mensalmente durante seis meses, utilizando-se de concentração diagnóstica de 32 ppm. A biologia das linhagens suscetível e resistente foi avaliada em plantas de algodão mantidas em condições climáticas controladas. A resistência ao carbosulfam foi instável, ou seja, a suscetibilidade ao inseticida aumentou significativamente em diferentes populações de A. gossypii na ausência de pressão seletiva. Comparações de parâmetros biológicos entre as linhagens suscetível e resistente ao carbosulfam mostraram que há custo adaptativo associado à resistência. A linhagem resistente apresentou menor fecundidade, menor período reprodutivo e menor longevidade do que a linhagem suscetível. A taxa líquida de reprodução (Ro) de 14,04 e 43,18 vezes e razão finita de aumento (l) de 1,25 e 1,30 fêmeas/fêmea/dia para as linhagens resistente e suscetível respectivamente. Portanto, a instabilidade da resistência de A. gossypii ao carbosulfam pode ser explorada em programas de manejo da resistência.

Keywords : Pulgão-do-algodoeiro; resistência a pesticidas; algodão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese