Acessibilidade / Reportar erro

Dieta artificial para criação de Doru luteipes (Scudder) (Dermaptera: Forficulidae), predador da lagarta-do-cartucho do milho, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae)

Artificial diet for rearing Doru luteipes (Scudder) (Dermaptera: Forficulidae), a predator of the fall armyworm, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae)

Uma nova técnica de criação para o predador Doru luteipes (Scudder), envolvendo dietas artificiais e substrato artificial de oviposição é sugerida. Tanto adultos, quanto ninfas foram mantidos em placas contendo um canudinho transparente de refrigerante com algodão umedecido e o respectivo alimento. Foram testados os seguintes tratamentos: ovos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith); ovos de Diatraea saccharalis Fabricius (Lepidoptera: Pyralidae); ovos de Anagasta kuehniella Zeller (Lepidoptera: Pyralidae); farinha de pupa de insetos (FPI); pólen comercial de abelhas Apis mellifera L. (Hymenoptera: Apidae) (PC); FPI + PC, FPI + pólen de taboa [Typha angustifolia L. (Thyphaceae)]. Para as dietas artificiais, observou-se que os tratamentos com farinha de pupas de insetos (FPI), FPI + pólen comercial (PC) e FPI + pólen de taboa resultaram em 32; 29 e 29 dias de período ninfal, com 83; 90 e 100% de sobrevivência, respectivamente, sendo superiores ao tratamento com PC , com 37 dias e 67% de sobrevivência. Os tratamentos com farinha de pupas de insetos, isolada ou em mistura com pólens, foram semelhantes ao padrão com ovos de S. frugiperda. Conclui-se que a criação de D. luteipes com as dietas artificiais testadas, bem como o método de criação, são adequados para sua produção em laboratório.

Insecta; inimigo-natural; controle biológico


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br