Acessibilidade / Reportar erro

Biologia de Acarophenax lacunatus (Cross & Krantz) (Prostigmata: Acarophenacidae) sobre Tribolium castaneum (Herbst) (Coleoptera: Tenebrionidae) e Cryptolestes ferrugineus (Stephens) (Coleoptera: Cucujidae)

Biology of Acarophenax lacunatus (Cross & Krantz) (Prostigmata: Acarophenacidae) on Tribolium castaneum (Herbst) (Coleoptera: Tenebrionidae) and Cryptolestes ferrugineus (Stephens) (Coleoptera: Cucujidae)

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de seis temperaturas (20, 25, 28, 30, 32 e 35ºC) sobre os parâmetros biológicos de Acarophenax lacunatus (Cross & Krantz) utilizando ovos de Tribolium castaneum (Herbst) e Cryptolestes ferrugineus (Stephens) como hospedeiros. A temperatura influenciou o desenvolvimento do ácaro A. lacunatus. Os maiores valores para a progênie (19 ácaros em T. castaneum e 15 ácaros em C. ferrugineus) foram obtidos a 30ºC. O mesmo foi observado para a taxa líquida de reprodução (Ro), que revelou que a população de A. lacunatus aumentou 18 vezes em T. castaneum e 14 vezes em C. ferrugineus em uma geração. A taxa intrínseca de crescimento (r m) aumentou com a elevação da temperatura, atingindo o valor máximo a 35ºC em T. castaneum (1,608) e em C. ferrugineus (1,289). O tempo de geração foi inversamente proporcional à temperatura, variando de 1,60 a 4,85 dias em T. castaneum e de 1,96 a 5,34 dias em C. ferrugineus. Esses resultados sugerem que o ácaro A. lacunatus pode ser utilizado em programas de controle biológico de T. castaneum e de C. ferrugineus em regiões tropicais.

Ácaro; tabela de vida; controle biológico; praga de grãos armazenados


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br