SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Estudo demográfico de dois surtos populacionais de Elasmoderus wagenknechti (Liebermann) (Orthoptera: Tristiridae) no deserto transicional do Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neotropical Entomology

versão impressa ISSN 1519-566X

Resumo

DINIZ, Ivone R.; BERNARDES, Carolina; RODOVALHO, Sheila  e  MORAIS, Helena C.. Biologia e ocorrência de espécies de Inga Busk (Lepidoptera: Oecophoridae) em plantas hospedeiras de Cerrado. Neotrop. entomol. [online]. 2007, vol.36, n.4, pp. 489-494. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2007000400001.

Dada a ausência de informações sobre a biologia de lagartas que ocorrem em plantas de cerrado, apresentamos aqui algumas informações sobre larvas do gênero Inga Busk. Lagartas foram coletadas, semanalmente, em 15 indivíduos de Diospyros burchelli Hern. (Ebenaceae), de janeiro de 2002 a dezembro de 2003, em 30 indivíduos de Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae), de julho de 2003 a junho de 2004 e, em várias outras espécies de plantas desde 1991. No total foram encontradas 15 espécies de Inga em plantas de cerrado, no DF. Nove espécies foram raras com até cinco adultos obtidos em criação no laboratório. As outras seis espécies ocorreram durante o ano sendo mais abundantes entre maio e julho (estação seca), o que coincide com a época de maior abundância de lagartas no cerrado. As lagartas do gênero Inga constroem abrigos, juntando duas folhas maduras ou velhas com fios de seda, onde se alimentam e desenvolvem (um hábito comum entre os Oecophorinae). Larvas de último instar constroem, dentro do abrigo, um tipo de envelope onde completam seu desenvolvimento e empupam. A separação das espécies das lagartas é muito difícil. Características externas permitem o reconhecimento de apenas quatro espécies de Inga: I. haemataula (Meyrick), I. phaecrossa (Meyrick), I. ancorata (Walsingham), and I. corystes (Meyrick). Essas quatro espécies têm ampla distribuição geográfica e são polífagas. Neste artigo, apresentamos informações não encontradas na literatura sobre a história natural de seis espécies de Inga comuns em plantas hospedeiras de cerrado.

Palavras-chave : Abrigo de folhas; Caryocar; dieta; Diospyros; Oecophorinae.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês