Acessibilidade / Reportar erro

Bioatividade de moléculas isoladas de Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) sobre Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)

Bioactivity of Trichilia pallida Swartz (Meliaceae) derived molecules on Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae)

A partir do extrato em diclorometano (DIC) de folhas e frutos de Trichilia pallida Swartz, objetivou-se fazer o isolamento e identificação de substâncias com atividade inseticida sobre a traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Meyrick). Do extrato em DIC de folhas de T. pallida foram isolados os triterpenos 24-metilenocicloarta-3β-ol (TRIT-1), 24-metilenocicloarta-3β-26-diol (TRIT-2) e cicloarta-23-eno-3β,25-diol (TRIT-3), os esteróides 24-metileno-3,22-diidroxicolesterol (EST-1), 24-metilenocolesterol (EST-2) e 24-metileno-3β,4β,22-triidroxicolesterol (EST-3), além do limonóide gedunina (LIM) obtido de frutos da planta. As substâncias foram dissolvidas em acetona e pulverizadas a 0,1% em folíolos de tomateiro infestados com lagartas recém-eclodidas. Foram avaliadas a mortalidade de lagartas aos quinto e nono dias após a infestação, duração e sobrevivência das fases de larva e pupa, peso de pupas e porcentagem de adultos deformados. TRIT-1, EST-1 e LIM foram as moléculas que apresentaram maior atividade sobre T. absoluta, alongando o desenvolvimento larval e reduzindo a sobrevivência dessa fase.

Lycopersicon esculentum; inseticida botânico; produto natural; controle; traça-do-tomateiro


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br