SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Disseminação de insetos-praga por meio de embalagens à base de amido extrusadoCulicidae (Diptera) em área de barragem em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neotropical Entomology

versão impressa ISSN 1519-566X

Resumo

MARCICANO, Maria-Dulce L; NIHEI, Silvio S  e  LIMA, Iracilda M M. Primeiro Registro de Hospedeiro para Winthemia analis (Macquart) (Tachinidae: Exoristinae: Winthemiini) no Brasil: Brassolis sophorae laurentii Stichel (Lepidoptera: Nymphalidae: Brassolinae). Neotrop. entomol. [online]. 2009, vol.38, n.4, pp. 550-552. ISSN 1519-566X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-566X2009000400020.

Representantes de Hymenoptera e Diptera têm sido registrados como endoparasitóides de pupas de Brassolis sophorae (L.). Diante da importância científica e econômica desse tipo de relação interespecífica, visando à ampliação de conhecimentos relacionados ao controle biológico natural e conservativo, este trabalho registra no Estado de Alagoas, a ocorrência de parasitismo por Winthemia analis (Macquart) como parasitóide larva-pupa em Brassolis sophorae laurentii Stichel. Esse primeiro registro de hospedeiro para o taquinídeo apresenta aspectos bioecológicos do parasitóide e amplia sua área de distribuição geográfica no Brasil.

Palavras-chave : Inimigo natural; Cocos nucifera; distribuição geográfica; Alagoas; controle biológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês