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Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

PONCIONI, Paula. Governança democrática da segurança pública: O caso da educação policial no Brasil. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp.48-55.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2013.1.12591.

Este artigo busca analisar a experiência de governança da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) no sentido de direcionar, coordenar e avaliar as ações e metas propostas pelas políticas públicas na área da segurança para o incremento de um novo paradigma – o da segurança pública com cidadania – na chamada “educação policial”. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica compreendeu o exame da literatura, nacional e internacional, sobre polícia, profissionalismo, governança, políticas públicas e democracia. A pesquisa de campo envolveu basicamente o exame da documentação oficial da Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça (Senasp/MJ), especialmente aquela dirigida à área de “educação policial”, produzida no período compreendido entre 2003 e 2010.

Palavras-chave : Governança; Política pública de segurança; Educação policial.

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