SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Policiamento democrático no Brasil: Enquadramentos teóricos e desilusões empíricas. Um estudo das polícias do Distrito FederalA seletividade do sistema prisional brasileiro e o perfil da população carcerária: Um debate oportuno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

PAZINATO, Eduardo; KERBER, Aline  e  SANTO, Rafael Dal. Observatório de Segurança Pública de Canoas: Contribuições à gestão pública municipal da segurança. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp.77-92.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2013.1.9942.

O presente artigo pretende apresentar, em linhas gerais, os fundamentos que embasam a atuação dos municípios no campo da segurança pública, assim como apontar algumas das contribuições do Observatório de Segurança Pública de Canoas na gestão do conhecimento da política municipal de segurança pública, qualificando a atuação tático-operacional das diversas agências que participam do Gabinete de Gestão Integrada local (GGI-M). A experiência deste observatório aparece como uma expressão do entrelaçamento da pesquisa científica/acadêmica com a pesquisa realizada na e para a própria gestão pública. Esse “tipo” de pesquisa desvela-se como essencial para as decisões dos gestores públicos municipais, especialmente no processo de consolidação das políticas públicas que se pretendem não somente de governo, mas também de estado.

Palavras-chave : Observatórios de Segurança Pública; Gestão pública; Canoas/RS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )