SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O elemento político no disciplinar: A identidade da Pedagogia Social entre difusidade e “olhar” próprioPesquisa (ação) participante e convergências disciplinares: Reflexões a partir do estudo do orçamento participativo no sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

BOLLERT, Karin  e  THOLE, Werner. Sobre a arquitetura teórica do Serviço Social…: … entre transgressões e demarcações de fronteiras disciplinares. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp.458-476.  Epub 03-Jul-2020. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16524.

Karin Böllert e Werner Thole em seu texto fazem uma reflexão sobre o processo empírico-reflexivo de construção de teoria no Serviço Social vinculado à “teoria da práxis”. As práticas, o enquadramento organizacional, a perspectiva dos destinatários bem como os efeitos e efeitos colaterais do Serviço Social profissional podem ser assim captados empiricamente e contextualizados teoricamente. Eles não tentam avaliar o processo de construção da teoria segundo formas convencionais de teorização, mas defendem um processo específico de construção da teoria em Pedagogia Social através da modelagem de uma cultura de pesquisa independente. Essa cultura de pesquisa sociopedagógica tem como tema de sua reflexão tanto o processo de construção da teoria como a prática sociopedagógica. As reflexões sobre a “teoria sociopedagógica da práxis” são explicitadas com base nas perspectivas de pesquisa “Serviço Social como construção de bem-estar” e “Etnografia da práxis e de práticas sociopedagógicas”. Os autores constatam que o processo de construção da teoria coloca o Serviço Social no centro do interesse empírico devido aos processos de ajuda, formação e educação concretamente realizados.

Palavras-chave : Teoria da práxis; Processos de construção da teoria; Pedagogia social; Serviço Social; Práticas empírico-reflexivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )