SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Sobre a arquitetura teórica do Serviço Social…: … entre transgressões e demarcações de fronteiras disciplinaresSobre o tratamento dado às fronteiras profissionais na assistência aos jovens: Uma análise empírica de discussões em grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

STRECK, Danilo R.. Pesquisa (ação) participante e convergências disciplinares: Reflexões a partir do estudo do orçamento participativo no sul do Brasil. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp.477-495.  Epub 03-Jul-2020. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16525.

O texto tem como premissa que a realidade social – como fenômeno multifacetado e em movimento – exige uma abordagem metodológica que permite identificar o objeto de investigação na tensão entre totalidade e especificidade. O conceito “convergências disciplinares”, emprestado de Orlando Fals Borda, sugere o encontro de disciplinas e de saberes não-disciplinares para a compreensão da realidade. Faz-se breve revisão histórica, abrangendo os trabalhos de Fals Borda (Colombia), Freire (Brasil) e do Tavistock Institute (Inglaterra). A perspectiva de convergência é exemplificada com a pesquisa sobre o orçamento participativo no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Na conclusão aponta-se para o desafio de uma nova relação com a realidade social que, por sua vez, implica uma nova relação com os diversos lugares de produção do conhecimento e uma nova relação destes lugares entre si.

Palavras-chave : Convergências disciplinares; Orçamento participativo; Diálogo de saberes; Disciplinas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )