SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Globalização e religião: Efeitos do pluralismo global no campo religioso contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

DAWSON, Andrew. Religião e as implicações teóricas da “modernidade globalizante”. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp.403-418.  Epub 09-Mar-2020. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.3.16940.

Este artigo trata da interface entre religião e globalização através do conceito de “modernidade globalizante”. Uma seção introdutória oferece uma visão geral dos tratamentos recentes do tema religião e globalização e identifica uma série de temas-chave prevalentes nas discussões acadêmicas. A introdução, em seguida, dá lugar a um tratamento mais detalhado da modernidade globalizante como constituída por redes transnacionais e fluxos transfronteiriços. A próxima seção trata de religião e modernidade globalizante, envolvendo um número de estudiosos que rejeitam a relevância de teorias supostamente exógenos da modernidade para a compreensão do contexto latino-americano. A mesma seção, em seguida, identifica um crescente número de acadêmicos que argumentam que as redes transnacionais e os fluxos transfronteiriços do mundo globalizado contemporâneo tanto necessitam como tornam possível uma espécie de ciência social “mundial” ou “cosmopolita” que transcende as limitações hermenêuticas das reivindicações não qualificadas de um particularismo regional. O artigo conclui revisitando seus pontos-chave e delineando suas implicações para a compreensão contemporânea de religião e globalização.

Palavras-chave : Globalização; Modernidade globalizante; Religião.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )