SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A narrativa utópica contemporânea: O califado, o martírio e a violência políticaEstado e religiões: O exemplo da Alemanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

HAYNES, Jeffrey. O Irã e atores religiosos xiitas transnacionais: Limites da influência política. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp.452-466.  Epub 09-Mar-2020. ISSN 1984-7289.  http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2014.3.16942.

Este trabalho tem vários objetivos. Primeiro, ele analisa brevemente a natureza e as características dos atores religiosos transnacionais contemporâneas e, em segundo lugar, identifica o conceito de “soft power religioso transnacional”, que, em minha opinião, esses atores devem ter em conta a fim de alcançarem seus objetivos. Em terceiro lugar, eu me concentro em redes xiitas transnacionais no contexto da atual tentativa do Irã de adquirir maior influência política externa no Iraque. O artigo argumenta que as redes xiitas transnacionais no Irã e Iraque têm uma capacidade relativamente limitada para forjar e perseguir metas religiosas coletivas porque elas são significativamente perpassadas por preocupações nacionalistas e estatistas. Não estou argumentando que o nacionalismo e o estatismo necessariamente sobrepassam metas religiosas transnacionais – embora no caso deste estudo isso seja realmente o caso.

Palavras-chave : Atores religiosos transnacionais; Islamismo xiita; Irã; Iraque; Nacionalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )