SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3On the conditions of possibility of the gospel: Analyzing the economic and cultural affinities of Neo-pentecostalism in the context of globalizationA contextualização da verdade ou como a ciência torna-se periférica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Civitas - Revista de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 1519-6089versão On-line ISSN 1984-7289

Resumo

DE CARVALHO FILHO, Juarez Lopes. Religião, educação e economia em Max Weber. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp.540-555.  Epub 09-Mar-2020. ISSN 1984-7289.  https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.3.17107.

Este artigo propõe relacionar a religião, a educação e a economia em Max Weber. Apesar de não ter escrito uma obra específica sobre a educação, é possível verificar em escritos como Confucionismo e taoísmo um esboço de tipos ideais da educação encontrados em qualquer sistema de formação, que Weber articulava aos tipos de dominação legitima (racional-legal, tradicional, carismática), seja política seja religiosa. Cada tipo de educação desenvolve nos alunos uma cultura, uma conduta de vida, ou as qualidades que convêm a um tipo de dominação político-religiosa. Esses elementos dos tipos ideais de educação articulados a uma cultura religiosa exercem um papel importante na formação de sistemas econômicos, notadamente de uma cultura capitalista. Como Weber demonstrou na Ética protestante e o “espírito” do capitalismo, existe uma real adaptação, de uma educação religiosa (ascética) ao capitalismo e à sua cultura.

Palavras-chave : Educação confucianista; Educação ascética; Cultura capitalista; Conduta de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )